MÉTODOS E
SISTEMAS DE ATUAÇÃO
Técnica da
Representação Teatral. Stella Adler. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira,
2002.
Stella
Adler. Sobre Ibsen, strindberg, chekhov. Stella Adler. São Paulo. Ed. Bertrand
Brasil. 2002.
Em busca de
um teatro pobre. Jerzy Grotowski. Rio de Jeneiro. Civilização Brasileira. 1992.
Para o Ator.
Michael Chekhov. São Paulo. Martins
Fontes. 1986.
Ator e
Método. Eugênio Kusnet. Introdução de
Fernando Peixoto. Rio de Janeiro. MEC/SNT. 1975.
Manual do
Ator. Constantin STANISLAVSKI. São Paulo. Martins Fontes. 1989.
O ator
compositor. Matteo Bonfitto. São Paulo.
Perspectiva. 2002.
Teatro
espanho do século de ouro. Org. Jacó Guinsburg. Trad. Newton Cunha. Ed.
Perpsectiva. São Paulo. 2012.
Sobre o
trabalho do ator. Fernandes Meiches. Sao Paulo. Perspectiva. 1988.
História e
formação do ator. Ênio Carvalho. São Paulo. Ed. Ática. 1989.
O Ator no
Século XX. Odete Aslam. São Paulo. Perspectiva. 2002.
HISTÓRIA DO
TEATRO E ARTES CÊNICAS
Diccionario
Del Teatro: Dramaturgia, Estética, Semiologia. Patrice Pavis. Espanha.
Ediciones Paidós. 1990.
Jogos
teatrais. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo. Perspectiva. 2002.
Mestres do
teatro I. J. GASSNER. São Paulo. Perspectiva.
1991
Mestres do
teatro II. J. GASSNER. São Paulo. Perspectiva. 1992.
História
mundial do teatro. Margot Berthold. São
Paulo. Perspectiva. 2001.
Stanislávski,
Meirhold e Cia. J. Guinsburg. São Paulo.
Perspectiva. 2001.
A linguagem
da encenação teatral. Jean Jacques Roubine. Rio de Janeiro. Zahar. 1998.
O Teatro e
seu espaço. Peter Brook. Petrópolis. Ed.
Vozes, 1970.
Semiologia
do Teatro. Jacó Guinsburg & Teixeira Coelho. São Paulo. Perspectiva, 1988.
AULEUM – A
Quarta Parede. José de Anchieta. São Paulo. Ed. A. Brooks. 2002.
HIEROFANIA –
o teatro segundo Antunes Filho. Sebastião Milaré. São Paulo. Sesc. 2010.
Dicionário
de teatro. Luiz Paulo Vaconcellos. Porto Alegre. L & PM Editores. 1987.
Antunes
Filho e a dimensão utópica. Sebastião Milaré. Coleção Estudos. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 1994.
Introdução à
análise do teatro. Jean-Pierre Ryngaert. Tradução de Paulo Neves. São Paulo:
Martins Fontes, 1996.
Por que arte
educação? João Francisco Junior. São Paulo. Papirus, 1991.
O figurino
teatral e as renovações do século xx. Fausto Feana. São Paulo. Estação das
Letras e cores. 2010.
Tudo sobre
Shakespeare. Laurie Rozakis. São Paulo. Ed Manole.
Guia
Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. Cristiane Oliviere e Edson Natale.
São Paulo. Sesc. 2010.
Coleção
Biblioteca entre livros Textos fundamentais para ler e guardar. Duetto
Editorial, São Paulo. Teatro Essencial - Ed. Especial n. 09. Willian Shakespeare
- Ed. Entre Clássicos n.02
BERTHOLT
BRECHT
Dramaturgia
- Construção do personagem. Cap. “O personagem segundo Brecht”.
Renata Pallottini. São Paulo. Ática, 1989.
Brecht: um
jogo de Aprendizagem. Ingrid D. Koudela. São Paulo. Ed. Perspectiva. 1991
O Teatro
Épico. Anatol Rosenfeld. São Paulo. Ed Perspectiva. 2002.
O texto no
teatro. Sábato Magaldi. São Paulo. Ed. Perspectiva/EDUSP. 1989.
Escritos
sobre teatro. Bertholt Brecht. Buenos Aires.
Visión. 1967.
Brecht: uma
introdução ao teatro dialético. Fernando Peixoto. Rio de Janeiro. Ed. Paz e
Terra. 1981.
CINEMA
Direção de
Atores. Carlos Gerbase. Porto Alegre. Artes e Ofício. 2003.
Manual de
Roteiro. Syd Field. Rio de Janeiro. Ed. Objetiva. 1995.
Fazendo Filmes.
Sidney Lumet. Rio de Janeiro. Ed. Rocco. 1998.
O Cinema e a
Produção. Chris Rodrigues. Rio de Janeiro.
Lamparina. 2007.
Manual de
Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São
Paulo. Conrad editora do Brasil. 2004.
Esculpir o
tempo. Andrei Tarkovski. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 1998.
Vivendo de
Cinema. Tony de Souza. São Paulo. Ed. LCTE. 2009.
Figuras
Traçadas na Luz. A encenação no cinema. David Bordwell.
São Paulo.
Ed. Papirus. 2008.
Criação de
Curta Metragem em Video Digital. Alex Moletta. São Paulo. Ed. Summus. 2009.
DRAMATURGIA
E NARRATIVA
Dramaturgia
- Construção do personagem. Renata Pallottini. São Paulo. Ática, 1989.
Introdução à
dramaturgia. Renata Pallottini. Série Princípios. São Paulo. Ática, 1988.
O que é
Ficção. Ivete Lara Camargos Walty. Editora Brasiliense. São Paulo.1986.
Personagem
de ficção. Antonio Cândido. São Paulo. Perspectiva, 1972.
Teoria do Drama Moderno. Peter Szondi.
Editora Cosac Naify. 2ª. Edição. São Paulo. 2011.
Léxico do
Drama Moderno e Contemporâneo. Jean Pierre Sarrazac. Editora Cosac Naify. 1ª.
Edição. São Paulo. 2012.
Drama em
cena. Raymond Willians. Tradução de Rogério Bettoni. Editora Cosac Naify. 1ª.
Edição. São Paulo. 2010.
Cinema em
código. Histórias para filmar. Alexandre Lydia. Ima Editorial. 1ª.
Edição. 2012.
Como criar
personagens inesquecíveis. Linda
Serger. Tradução de Maria de Siqueira Lopes e Maria Silvia Junqueira. Bossa
Nova Editorial. 1ª. Edição. São Paulo.
2006
25 mulheres
que estão fazendo a nova literatura brasileira. Organização e prefácio de Luiz
Ruffato. Com contos de Tatiana Salem Levy, Lívia Garcia Rosa, Nilza Resende,
Cecília Costa, Heloísa Seixas, Cíntia Moscovich e outras. Editora Record. São
Paulo. 2004.
Nova York –
a vida na grande cidade. Will Eisner. Editora Cidade. São Paulo. 2009.
DANÇA
Pina Baush e
o Wuppertal Dança-Teatro - Repetição e Transformação.Ciane
FERNANDES. São Paulo. Hucitec. 2000.
Domínio do
Movimento. Rudolf. Laban. SP. Summus. 1971.
A Dança.
Klauss VIANNA. São Paulo. Siciliano. 1990.
Dança
Flamenca Expressividade e cotidiano. Tânia Ferreira. São Paulo. Ed. Mackenzie.
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