"O teatro pode existir sem figurinos nem cenários? Pode, sim
senhor.Pode existir sem música de acompanhamento? Pode.Pode existir sem efeitos
de luzes? Claro que pode.E sem texto? Também; a história do teatro confirma-o.[...]
Mas poderá o teatro existir sem atores? Não conheço nenhum
exemplo disso. [...] Pode o teatro existir sem público? Em última análise, é
necessário, pelo menos um espectador para fazer um espetáculo. Ficamos, pois, com o ator e o
espectador. Logo, podemos definir o teatro como «aquilo que tem lugar entre espectador e
ator".
(Grotowski, 1975: p. 29-30)
"A essência do teatro é o encontro. O homem que realiza um ato de
auto-revelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo.
Quer dizer, um extremo confronto, sincero, disciplinado, preciso e total – não
apenas um confronto com seus pensamentos, mas um encontro que envolve todo o
seu ser, desde os instintos e seu inconsciente até o seu estado mais lúcido."
"Fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e
emoção; tentamos dividir-nos artificialmente em corpo e alma. Em nossa busca de
liberação atingimos o caos biológico.Fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto,..."
"A criatividade consiste em descobrir o desconhecido."
"O gesto é uma ação periférica do corpo, não nasce no
interior do corpo, mas na periferia. Por exemplo, quando os camponeses
cumprimentam as visitas, se são ainda ligados à vida tradicional, o movimento
da mão começa dentro do corpo e os da cidade assim . Este é o gesto. Ação é alguma coisa mais, porque nasce no interior do
corpo. Quase sempre o gesto encontra-se na periferia, nas "caras",
nesta parte das mãos, nos pés, pois os gestos muito freqüentemente não se
originam na coluna vertebral. As ações, ao contrário, estão radicadas na coluna
vertebral e habitam o corpo."
Jerzy
Grotowski
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