sexta-feira, 12 de junho de 2015

SOBRE TEATRO E ATOR EM GROTOWSKI



"O teatro pode existir sem figurinos nem cenários? Pode, sim senhor.Pode existir sem música de acompanhamento? Pode.Pode existir sem efeitos de luzes? Claro que pode.E sem texto? Também; a história do teatro confirma-o.[...]
Mas poderá o teatro existir sem atores? Não conheço nenhum exemplo disso. [...] Pode o teatro existir sem público? Em última análise, é necessário, pelo menos um espectador para fazer um espetáculo. Ficamos, pois, com o ator e o espectador. Logo, podemos definir o teatro como «aquilo que tem lugar entre espectador e ator".
(Grotowski, 1975: p. 29-30)

"A essência do teatro é o encontro. O homem que realiza um ato de auto-revelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo. Quer dizer, um extremo confronto, sincero, disciplinado, preciso e total – não apenas um confronto com seus pensamentos, mas um encontro que envolve todo o seu ser, desde os instintos e seu inconsciente até o seu estado mais lúcido."

"Fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e emoção; tentamos dividir-nos artificialmente em corpo e alma. Em nossa busca de liberação atingimos o caos biológico.Fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto,..."

"A criatividade consiste em descobrir o desconhecido."

"O gesto é uma ação periférica do corpo, não nasce no interior do corpo, mas na periferia. Por exemplo, quando os camponeses cumprimentam as visitas, se são ainda ligados à vida tradicional, o movimento da mão começa dentro do corpo  e os da cidade assim . Este é o gesto. Ação é alguma coisa mais, porque nasce no interior do corpo. Quase sempre o gesto encontra-se na periferia, nas "caras", nesta parte das mãos, nos pés, pois os gestos muito freqüentemente não se originam na coluna vertebral. As ações, ao contrário, estão radicadas na coluna vertebral e habitam o corpo."


Jerzy Grotowski







Nenhum comentário:

Postar um comentário